A língua é um fenômeno complexo e difícil, naturalmente, pressupõe que uma aprendizagem de uma língua é como adquirir um decodificador mental anel ou mental frase-livro. Você pensa em algo em Inglês, produzir o seu exato equivalente em outro idioma, e lá vai você! linguagem instantânea. No entanto, diferentes linguagens têm a sua própria lógica interna e, pode-se dizer, a ordem ea compreender o mundo de diferentes maneiras, o enfoque do anel do decodificador, então, doesn 'realmente funcionam. As línguas mais variam de um outro, mais ele exige de você repensar sua visão do mundo. Pode-se dizer que você não pode realmente entender uma outra visão do mundo a menos que você possa entender e falar essa visão de mundo na linguagem especial para ele. As línguas nativas americanas estão em uma situação particularmente problemática, o número de falantes nativos estão em declínio e não temos idéia do que essas línguas pareceu nem soou como antes dos europeus chegarem. Ainda assim, você deve ter uma idéia sobre a natureza dessas línguas e como eles podem codificar vistas diferentes culturas "mundo, isto é, ter uma idéia de como é a" falar "o mundo do nativo americano. |
todas as línguas europeias tendem a ter características comuns, a mais óbvia das quais as distinções claras entre objetos e ações (substantivos e verbos) e a tendência para a frases declarativas: "O cachorro correu para casa." idiomas nativos americanos não fazem tais distinções claras entre objetos e ações, linguagens e norte-americanos nativos americanos costumam apresentar colapso objetos e ações, em palavras simples, como o "anerquwaatit", a palavra esquimó que significa ", ele pede para você ir para fora." Este tipo de linguagem em que os elementos são adicionados a substantivos para formar novos substantivos é chamado de uma língua aglutinante. Quando os verbos são recolhidos com substantivos, sugere que a cultura não pensar em ações (correr, por exemplo) como independente do objeto a executar a ação, ou seja, que a ação depende de um ator; línguas europeias possibilita uma visão de mundo que a ação pode ser considerada uma entidade separada dos objetos. Apesar de todas as línguas, de alguma forma instalar a experiência do tempo na língua-por exemplo, as línguas europeias distinguir entre as línguas do passado, presente e futuro, ea maioria dos europeus adicionar outras categorias temporais: ações continuadas no passado, as ações irreal no passado , as ações no presente que irá continuar no futuro, etc) línguas nativas americanas não necessariamente lidar com o tempo da mesma maneira. Há categorias da experiência do tempo que as línguas europeias não têm construído em: duração, repetição, onde o conhecimento vem, etc Considerando que, em Inglês, adicionar sufixos para distinguir os verbos no passado (vivido), presente (vidas) e futuro (viverá), em maidu, uma linguagem da Califórnia, verbos distinguir entre um tempo de ações (bis ao vivo, viveu uma vez), as ações que continuar por algum tempo, quer no passado, presente ou futuro (Buss-vidas, viveu por um tempo), e as ações que o falante conhece apenas através do relato de outros (busstsoia-its é dito que ele viveu, vive). O que fica claro é que o tempo é vivido de formas diferentes, e em maidu, o tempo só tem significado em relação ao conhecimento do falante. Em navajos, o verbo deve expressar várias coisas sem verbo Europeia pensaria de adicionar a um verbo: em termos de tempo: é a ação em andamento, é habitual, é repetitivo, é para começar, é sobre a final, em termos do ator: o ator é o controle da ação ou não, em termos do objeto da ação: é o objeto de um objeto concreto (um cão) ou um objeto indefinido (o conceito de um cão) é o objeto animado ou inanimado, etc Ou seja, quando se entender o tempo ea mudança na língua Navajo, compreende-se que o universo é composto de seres animados e inanimados e que os seres animados não tem total controle sobre suas ações, que é, eles estão sujeitos a outros seres animados. Em Klamath, falado no sul do Oregon, os verbos devem distinguir que tipo de objeto é usado para trazer a ação sobre o tema: chato, redondo, longo, pano-como, dedos, pernas, etc, para que a Klamath nunca entender qualquer ação independente dos os meios utilizados para tornar a ação possível. Muitas línguas da América do Norte são aglutinative, isto é, formar palavras através da combinação de várias palavras juntas em uma única palavra. Nos exemplos que dei acima de esquimó, por vezes, estas palavras soltas maciça pode funcionar como frases inteiras. Outras vezes, essas palavras servem apenas como parte da sentença, como em Blackfoot (ou Siksikaikwan): a palavra "música tubulação medicina" é natoaskuiinyemainxksini, de nataos ("santo, sagrado"), kuiin ("pipe"), e ninxksini ("canção"). Há várias conseqüências de tal linguagem sobre a cultura ea visão de mundo: muitas línguas da América do Norte são "maiores" do que o seu Inglês expressões equivalentes-a Blackfoot ou sentença Eskimo leva mais tempo para falar do que a sua expressão equivalente em Inglês para a tendência é ampliar o enunciado ao invés de contraí-la. Além disso, a experiência de uma língua aglutinante é que os objetos do mundo são muito mais estreitamente ligados do que a experiência de uma linguagem não-aglutinativas como o Inglês. Em Blackfoot ", música da tubulação remédio" é uma entidade única e não três.
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