sexta-feira, 25 de março de 2011

Os Etruscos - Origens







O fundador da matéria é etrusca Dionísio de Halicarnasso, historiador grego da época de Augusto, que dedica cinco capítulos (26-30) do primeiro livro do seu exame antiguidades deste argumento, refutando - com crítica da mídia à sua disposição - teorias que identificados com os pelasgos ou os etruscos e Lydians saiu em favor da hipótese de que eles eram um povo "não saiu, mas indígenas", cujo nome nativo era Rasenna. O historiador escreve: "Após os pelasgos havia deixado a região, suas cidades foram ocupadas por pessoas que moravam nas proximidades, mas principalmente do Tirreno, que tomou posse da maioria deles, eo melhor ... Estou convencido de que os pelasgos foram um povo diferente do Tirreno. E nem sequer acredito que os colonos foram Lydians Tirreno, porque eles não falam a língua do primeiro. ... Então, eu sou provavelmente mais perto da verdade aqueles que dizem que a nação etrusca não vem do nada, mas são originários do país. (Dionisio de Halicarnasso (romanas), o primeiro século aC.)

Antes ele não tinha pontos de vista sobre as origens etruscas tinham, aparentemente, o caráter de uma discussão cuidadosa, mas, como a maioria das notícias sobre as origens dos povos antigos e cidades do mundo grego e Itália, na fronteira entre a história ea mito, beneficiando mais - no sentido de críticas justificadas - combinações de etimológicos e aniversários. Como as origens de Roma e os latinos foram relatados para os troianos através da migração de Enéias, então, para Tirreni, ou seja, os etruscos, falava-se de uma origem oriental, de Lídia na Ásia Menor, através de um transmarina migração, liderada pelo Tirreno Ati filho do rei da Lídia, em Itália, a Úmbria (história por Heródoto, l, 94) ou a sua identificação com o povo nômade misteriosa do pelasgos (Ellanico de Lesbos em Dionísio, I, 28), ou por meio de uma imigração dos pelasgos Tirreno que já haviam colonizado as ilhas do Mar Egeu, Lemnos e Imbros (Anticlide em Estrabão, V, 2, 4) são adicionais variantes menores ou revisões dessas histórias em que não vale a pena insistir.

Erotodo escreve: "Durante o reinado de Atis, filho de Manes, a Lidia inteira foi assolada por uma grande fome. Durante dezoito anos eles viviam dessa forma. Mas o mal, longe do fim, cada vez mais intensificado. Então o rei do seu povo dividido em dois grupos: um escolhido por sorteio permaneceria, o outro iria tentar a sua sorte noutro local. Na cabeça dos iniciantes colocou seu filho, chamado o Mar Tirreno. Depois de contornar a costa e visitou muitas pessoas que vieram para a terra e construiu diversos da cidade da Úmbria, onde eles vivem hoje. Mas mudou o nome de Lydians em outra, extraída do rei, o filho que tinha guiado:) V século aC.) Tomar a sua é chamado Tirreno. (Heródoto (I Histórias, nome 94

A origem dos etruscos Lídio entraram sem dificuldade entre os clichês da literatura clássica: Virgílio diz indiferente Lidi para os etruscos. Faltava, segundo a mesma Dionísio é Halicarnasso, que suspeitam de sua origem indígena, na Itália. Mas só Dion pegou os pontos de vista diferentes, discutiu e tentou provar a sua - a de autoctonia - sobre a base da extrema antiguidade do povo etrusco e seu isolamento cultural e linguística entre os vários povos que ele conhece.

Nos tempos modernos, a questão foi retomada apenas na primeira, com base em textos clássicos, mais tarde, com a ajuda de dados lingüísticos e arqueológicos. A primeira fase do debate foi realizado entre o início do século XIX e início do XVIII, por N. Freret, Niebuhr e BG KO Moller, que, referindo-se à posição de "crítica" de Dionísio é Halicarnasso, pronunciou-se, embora com ênfases diferentes, contra a tradição de Heródoto, os etruscos da Ásia Menor (é ele mesmo a abordagem Rasenna nome com o de Raet os Alpes). Na verdade, nós reconhecemos a existência de um etnicamente definida pela linguagem etrusca inscrições etruscas começam a aparecer no século VII aC e durou até o início da imperial romana - a sua generalizada Etrúria (Toscana e Lazio Norte) na Campânia e no vale oriental da primeira fase Po desta civilização histórica (e certamente etrusca), caracterizado por um fluxo intenso de elementos orientais e que, portanto, orientalezzante, ele trava-se imediatamente para a cultura de Villanova de ferro.

Do ponto de vista do rito funerário é observado na Etrúria um domínio exclusivo do sepultamento pré-históricos (com o cobre e culturas Idade do Bronze), então a aparência de cremação com 'protovillanovian enterro "ea sua prevalência na maioria dos Villanovan idade, uma reafirmação do enterro no sul da Etruria e mar durante o Villanova ORIENTALIZANTE evoluiu e, finalmente, um uso misto dos dois ritos - com a prevalência no sul do enterro, a incineração do Norte - para toda a duração do próximo etrusca civilização. Deve-se notar que em Roma republicana os dois funerais eram paralelos e ligados às tradições da família (mas a elevada prevalência da incineração no final da república eo império vai acontecer no primeiro século, a propagação do enterro do século II dC, sem que isso corresponde à transformação de caráter étnico).

Com base nos dados oferecidos pela tradição literária, linguística e comparações interpretação arqueológica dos fatos têm sido feitas desde o século passado, várias teorias sobre as origens dos etruscos. Podem, no entanto, substancialmente reproduzida em três sistemas, um dos que retoma e desenvolve a visão tradicional de origem etrusca do leste, o outro continua a escola de Niebuhr e Moller, no sentido de que vem do norte, depois do terceiro - mais recentemente - tentando ingressar em um parecer geral menos de Dionísio de Halicarnasso sull'autoctonia etrusca, buscando suas origens étnicas na carcaça antiga de populações pré-históricas da Itália, antes da propagação de línguas indo-europeias.Dessas três proposições, o mais conhecido e universalmente aceita é a de origem oriental. Ela foi especial para os arqueólogos, tanto italianos como estrangeiros, em estudos matriz densa têm dedicado os seus fãs na pré-história antiguidades de Itália. Eles apareceram legível coincidência, especialmente entre as fontes de notícias e fenômeno cultural ORIENTALIZANTE e decorrentes da costa do Tirreno entre os séculos VIII e VI aC, como um súbito advento do progresso, em contraste exótico para o aparentemente para trás as formas de o anterior cultura de Villanova, destacam-se ainda a reversão do processo de incineração funeral.

Edoardo Brizio (em 1885) era o científico primeira abordagem a esta tese, identificando os invasores com os portadores da civilização etrusca ORIENTALIZANTE (então Hellenizing) na Toscana e Emilia, e identificando a tradição da Úmbria de Heródoto - concebido como ltalico indo-europeus - em segundo plano incineradores Villanovan. Depois dele foram persistentes defensores desse ponto de vista, entre outros, A. Piganiol, R. Piganiol, R. Bloch. Bloch. A tese tem encontrado e é amplamente crédito Leste, não só entre etruscologi, mas também, geralmente, entre clássicos e estudiosos de civilizações antigas não especializada em estudos etruscologists atraídos pela tradição, a simples explicação de algumas características 'orientais' da civilização etrusca, a grande semelhança entre a língua etrusca e onomástico de "Ásia Menor (obtidos a partir de O. Herbigs) e mais evidente relação ainda com a linguagem da linguagem pré-helênica etrusca de Lemnos. No entanto, houve variações e flexibilização da clássica definição Brizio, especialmente como resultado de um detalhado relato mais das antigas fontes e dados arqueológicos: havia aqueles que acreditavam que uma chegada dos etruscos do mar, mas em todo o Adriático eo Tirreno , seguindo a tradição dos pelasgos (E. Pottier), que previa uma invasão em diversas ondas, com início em 1000 aC.

Mais recentemente, a própria origem das culturas de ferro, conhecido como "Tirreno-arcaico" enterro ou cremação ou com (praticamente Villanova) tem sido atribuído a uma onda do mar Egeu, na qual ele colocaria a chegada dos antepassados ​​dos etrusca história de Lemnos e Imbros, sequer foi rastreada até a imigração de Tirreno-pelasgos na Itália ao final da Idade do Bronze. Estas e proto-históricas ligações com o Oriente pré-históricos são confirmados pela identificação da proposta em diversas ocasiões com Tyrsenoi TRS:. Nomeado por os hieróglifos egípcios ou seja, com um dos "Povos do Mar" que tentaram a invasão do Egito sob o faraó Merneptah e Ramsés III (entre 1230 e 1170 aC).

Finalmente, em frente ao conceito de uma formação histórica dos etruscos de vários elementos (como discutido abaixo), a contribuição Leste foi recentemente reavivado em uma postura mais cautelosa e limitada, como um fator de estresse devido ao advento núcleos do Egeu ou marinheiros asiáticos, como os normandos da Idade Média, mas continua a ser crucial, porque seria impor à língua etrusca na Itália. Nesta linha de casos, movendo-se as idéias de H. Hencken sobre o início das penetrações sucessivas dell'orientalizzante Villanova, como a tendência atual de colocar as conexões em idade mais antiga oriental, ou seja, durante ou imediatamente postmicenea micênica acordo com a teoria de Berard.A teoria da origem do norte, no entanto, teve a sua base principal crítica dos achados arqueológicos e premissas do século passado, particularmente no que respeita à pigoriniana reconstrução, já sabemos, na descida dos aterros sanitários, incineradores terremare para a Itália peninsular. Entre eles estavam não apenas italiano, mas também os etruscos, especialmente porque muitos lingüistas acreditavam que a linguagem era um indo-europeus etruscos e itálico.

A teoria dos arqueólogos norte seduzido - mas depois passou para o ponto de vista do leste -, mas foi apoiada principalmente pelos estudiosos da história antiga. No entanto, ter de reconhecer uma étnicas e linguísticas diferença profunda entre etruscos e itálicos, O. De Sanctis chegou a derrubar a teoria pigoriniana identificar os etruscos com os crematórios desceu do norte e com o povo já estacionados na península. Paredes quis reconhecer um velho-europeu onda Indo (o de "Protolatini) em Aeneolithic; última onda indo-européia (a dos Itálico povos orientais) no crematório" proto-Villanovan "e, finalmente, o núcleo étnica do povo etrusco em suportes Villanova cultura, derivado de terremare e montes do norte da Itália. A teoria de origem norte está relacionada, na língua, a hipótese de P. Kretschmer sobre a relevância da língua etrusca de um grupo étnico "retotirrenico 'ou' retórica Pelasgian" descendentes dos Balcãs, Danúbio para a Grécia e da Itália.

Foi então preparado no campo da arqueologia de U. Antonielli, mas, principalmente, desenvolvido pela escola italiana de lingüistas, incluindo O. Devoto, que lhe deu uma última formulação orgânica na primeira edição de seu livro Ancient ltalico (1931). Considerando os laços existentes entre a e pré-indo-mediterrânica línguas etrusca, os etruscos não teria chegado na Itália, depois os indo-europeus, mas representam uma relíquia das mais antigas pré-Indo-populações, uma espécie de ilha "etnia", assim como os bascos dos Pirineus ainda o superávit primário das populações hispânicas em comparação com o neo-nações latino-corrente que os cercam. Colocar os nomes parece mostrar que, como vimos no capítulo anterior, a existência de uma península na camada mais antiga das línguas muito semelhantes aos da Itálico e dialetos e línguas que etrusca pré-helênicas do mar Egeu e de "Ásia Menor. Os etruscos eram um foco para o Ocidente - sob a pressão do ltalico invasores - de elementos étnicos que pertencem a esta camada: claro, misturando-se com grande influência e língua indo-europeia. Do ponto de vista arqueológico, a étnica, cultural camada seria reconhecido na idade neoeneolitica antigos e da Idade do Bronze desumano que teria sobreposição ltalico Protoitalici ou incineradores (representado pela cultura na Etrúria Villanova), dando origem a etrusca nação como uma reafirmação histórica dos elementos originais da raça em impulsos culturais provenientes do "leste. Questa tesi, sia pure con formulazione diversa nei particolari, fu cara anche a paletnologi «occidentalisti» . Esta tese, embora com uma redacção diferente nos detalhes, também foi querido palethnologists "ocidental".


Análise da teoria da origem oriental

As teorias anteriores tentativa de explicar os dados em sua própria maneira de tradição, a pesquisa linguística, descobertas arqueológicas, para reconstruir o desenrolar dos acontecimentos que levaram à criação e ao desenvolvimento do povo etrusco. Esta é realmente uma combinação inteligente de vários elementos conhecidos, mas que atendem apenas parte das exigências decorrentes de uma avaliação completa desses elementos críticos. Cada um dos três sistemas e suas variantes deixa algo inexplicável, esbarra em fatos estabelecidos: que este regresso sem o benefício de tais reconstruções. Se isso não for, a discussão teria sido um longo tempo passado com um amplo consenso entre os estudiosos, ea polêmica não teria chegado a um morto tradicional.

Vamos primeiro analisar criticamente o ponto de vista leste. Ela repousa sobre uma suposta correlação entre os dados da tradição - como eles convergem sobre a origem dos etruscos do leste do Mar Egeu, Anatólia, fossem residentes ou Lidi ou pelasgos de Lemnos - e dados arqueológicos, que a conclusão de uma fase cultural em ORIENTAL da Itália central. Adicionado ao nível lingüístico, como já mencionado, as grandes semelhanças entre os etruscos e os Lemnos, bem como as alegadas ligações de etrusca com a Ásia Menor e até mesmo línguas do Cáucaso. Mas, primeiro, qual é o valor real de cada um desses elementos que estão sendo comparados, isoladamente? Sobre as tradições relacionadas com a migração e as relações étnicas derivadas dos poetas gregos e crítica moderna logográfico é geralmente céticos ou pelo menos muito cauteloso. Isso se aplica principalmente para os pelasgos, povo lendário acreditavam que os gregos da Tessália, e emigrou para o heróico idade original por mar em várias partes do mar Egeu e até ltália, com base na concordância entre os nomes formais dos lugares e da Tessália locais existentes em países que são acreditados para passar as suas migrações. Assim foram os pelasgos todas as áreas em que apareceu o nome de uma cidade Laris (s) (de Larissa, na Tessália), ou seja, da Ática, a Argólida, Acaia, Creta, Lesbos, a Tróade, o Eolide, sul da Itália. O mesmo é verdade para nomes semelhantes para a cidade na Tessália um Gyrton como Gortyna na Macedônia, de Creta e Arcádia, na Beócia Kyrton, Crotone ltália sul, Cortona na Etrúria. No entanto, deve ter em mente que em tempos históricos foram considerados-grego de origem não populações Pelasgian realmente existem à margem do mundo grego, como os restos de que a migração de antigos, como os habitantes das ilhas de Lemnos, no Egeu e do 1mbro Helesponto e norte da Europa; e esta foi, provavelmente, imaginado - na direção oposta, no Ocidente - inclusive os etruscos partir dos primeiros contatos com Etruria da marinha mercante grega, como algumas de suas cidades etruscas mais abertos a uma movimentada costeiras da Grécia e, portanto, mais conhecido como Caere (Agylla chamado pelos gregos, com os portos de AlSi, Pyrgi, etc.) Spina no Adriático e é considerado a base original do pelasgos. É sem dúvida neste campo das tradições acadêmicas que inspirou a idéia de identificar Tirreni da Itália, que os etruscos, pelasgos, atribuído a Dionísio de Halicarnasso, o historiador Ellanico, completamente independente da versão do Lídio origem "Heródoto e manifestamente contrário à opiniões de escritores antigos que falam tão posterodotei emprego Pelasgian Etrúria, mas ainda separado do da frente eo Tirreno. Quanto ao "Heródoto famosa história da imigração de Lydia Tirreni (ou melhor, a Lidi Tirreni então chamado de seu homônimo Tirreno), independentemente da sorte que foi em tempos antigos, difíceis de passar hoje - após crítica a questão das paredes - todas impressão de que, como ele é entregue, uma invenção do íon na fase logográfica dos comerciais mais estreitas e cultural mundial da-leste Etruria grego ea possível presença de marinheiros etruscos no Mar Egeu, que será discutido ainda, que é essencialmente no século VI.

É possível que esta história tem sido concreta de idéias inspiradoras, além de algumas semelhanças aparentes entre Etrúria e do mundo da Anatólia, também correspondente aniversários na cidade de Lídio Tyrrha ou Torebi das pessoas ea própria existência do Tirreni Egeu , citados por escritores gregos do século V, mas muitas vezes confundido com os pelasgos (assim também não descartou a possibilidade de que este é um nome comum no etnográfica bolsa secundária como resultado da identificação com os pelasgos Tirreno d Itália, que são, portanto, só os mais velhos Tirreni "conhecido da tradição grega). Ainda nos traz de volta os pelasgos Anticlide a notícia de que, como fábulas tarde e contaminado com a versão de Heródoto, tem uma explicação interessante sobre a esfera geográfica de imigração do mar Egeu, ao norte de Lemnos e Imbros conhecido historicamente a partir de grego como "pelasgos (e que lembram as relações linguísticas entre etruscos e Lemna).

Em conclusão, as fontes de dados de clássicos literários, o lendário e contraditório, não oferecem nenhuma evidência em favor da origem do "etruscos" a partir do leste, mas não excluem os ecos possíveis do indivíduo mais ou menos remotas ligações com a área do mundo etrusco Egeu.

Virando-se para o aspecto arqueológico do problema, deve notar-se imediatamente que o fenômeno do surgimento da civilização na Etrúria ORIENTALnão é suficiente para justificar a suposição de uma nação estrangeira que abriga trazendo suas estruturas e formas de vida a sua, como é evidente na Sicília e sul da Itália a chegada dos colonos gregos. Villanova evoluiu durante as grandes mudanças que estão começando a ser um prelúdio para o esplendor da próxima fase ORIENTAL: espalha o enterro funeral, aparecem os túmulos primeira câmara, o uso do ferro é generalizada, aumentá-la freqüência de objetos de bronze decorados e metais preciosos (ouro, prata), e ao mesmo tempo, atender um número crescente de importação de objetos estranhos e motivos (como escaravelhos e amuletos de origem egípcia, grega cerâmica pintada, a imitação). A transição para a civilização ORIENTAL não é tão radical e instantânea. Muitos aspectos da civilização, como a mesma grande ou imitação túmulos de arquitetura de arquitetura, cerâmica e bucchero mistura, mobiliário, jóias, etc., são plenamente no desenvolvimento da cultura indígena, apesar de solicitado por influências externas, Oriental e grego, e especialmente animado pela exuberância econômica. Objetos individuais e motivos importados do Egito, Síria, Chipre, Grécia, Rodes e em geral, os outros têm do seu país de origem ainda mais longe, na Mesopotâmia e Armênia (Urartu).

Característico é o tipo de decoração que mescla motivos do Egito, Mesopotâmia, Síria, Egeu-asiática, composições híbridas às vezes, ou desenvolve um repertório de ornamentos com animais reais e fantásticos, em objetos de luxo de origem cipriota fenício, mas revisto e popular, em grande parte pelos gregos-se, especialmente durante o século VII aC. Basicamente, a impressão que se sente diante da oriental tumbas etruscas e respectivo mobiliário luxuoso é que o esqueleto, as formas básicas da civilização das suas raízes nas tradições locais, enquanto o espírito e as características dos artigos de papelaria, externa adquiridos, trazemos de volta a "moda" do Oriente. Acontecem no estilo Etruria ORIENTALIZANTE uma influência predominante dos elementos artísticos e culturais devidamente grega do Peloponeso iônico e águas-furtadas e depois, durante o quinto e sexto séculos aC Eles irão resultar em uma transformação muito mais decisivo da cultura indígena velho sob novas formas da vida, mesmo no mais íntimo da religião e da moda: basta pensar que os deuses e mitos Helénica penetrou Etrúria. Ninguém se atreveria a imaginar a história absurda de um curso de grego colonização étnica da Etrúria no sexto século (embora tenhamos provas convincentes da existência de núcleos de comerciantes gregos nos portos etruscos). Não está claro, portanto, a necessidade de dar civilização ORIENTAL uma invasão de estrangeiros, ao invés de uma renovação da civilização. Mesmo para o que diz respeito ao funeral não há transição brusca da cremação de Villanova .

Já o mais velho dos shows villanoviano sul sepulturas misturados com os túmulos do eixo de creme. A afirmação é um enterro progressiva em fase avançada de Villanova. Esse processo, aliás, é comum durante o século VIII, não só na Etrúria, mas também na região do Lácio, onde é assumido sem imigração. Além disso, parece limitado a Etrúria, no sul, porque a Etrúria interna (Chiusi, por exemplo) não vai abandonar o costume de incineração, quando para todo o período posterior da civilização etrusca. No sul da Etruria mesma haverá uma recuperação parcial da cremação, no século VI. A incidência de eventos étnica é inimaginável, se você pretende substituir, como uma nação para outra.

Reconsiderar agora estes diferentes elementos nas suas relações mútuas ecronologici geográficas para ver se o argumento é sustentável em sua formulação tradicional oriental e mais generalizada - ainda defendida por alguns estudiosos e repetida nas audiências não especializadas - a chegada dos etruscos na Itália como tendo uma oriental civilização. Mas qual civilização oriental? Sabemos muito bem que as importações do Oriente, e mais geralmente na forma de gosto Etrúria, entre o final do oitavo e início do século VI nos trazer de volta para os centros de produção e inspiração muito diversificada e espalhada por todo o Oriente Médio e Mediterrâneo Oriental com uma prevalência, se houver, do Sírio-cipriotas, gregos e depois da Europa.

É, pois, em vez de navegação fenícia e grega, com resultados similares, ainda mais interessantes áreas da bacia do Mediterrâneo, que será dada a contribuição cultural. Este quadro é claramente incompatível com a idéia de imigração e colonização de uma nação estrangeira que traz consigo a bagagem de sua civilização a partir de um ponto bem definido do mundo oriental, isto é, alegadamente, de Lydia ou para o norte do mar Egeu a mais por causa da falta de qualquer desses territórios culturais específicos analogia com a Etrúria, com a idade em que se deseja relatório imigração etrusca. Os resultados de Lemnos, as cidades costeiras da Jônia e dell'Eolide asiáticos, de Sardes, o interior do "Anatólia até o momento não ofereceu qualquer prova, se não completamente genérica (por exemplo, montes, túmulos de câmara, paredes de pedra, etc. ), a correlação com os monumentos e da civilização da Etrúria para esse período, na Ásia Menor é chamado de "frígio" (IX século VII) e de Lemnos, de forma inadequada ", Tirreno" (melhor dizer que devemos "Pelasgian sobre base da maior autoridade histórica e tradição mais antiga).

A cerâmica geométrica frígio, o lídio e as características da cerâmica Lemnos arcaicas não têm absolutamente nenhuma relação com a produção interna e vascular-geométrica Itália grego. Algum tipo de Lídio spreads navio no Ocidente apenas no século VI, juntamente com muitos outros Oriente grego.Assim também a cerâmica cinzenta é exportado pelos colonos asiáticos de boca no Mediterrâneo ocidental, mas é raro na Itália, onde parece haver nenhuma relação com a origem do bucchero etrusca. A fíbula Asiana, essa abundância toda a Anatólia muito, tem uma forma característica com arco semi-circular e nódulos duros sob a forma de grânulos ou eletroímã, parece impossível que ele não teria de acompanhar a migração de um povo asiático. Mas o fato de que ele mesmo havia se espalhado para o oeste por comercial até agora em Central se ter encontrado um único exemplar no Alban Hills, e outros dois provenientes da necrópole de Pitecusa, que, em qualquer caso fora da 'Etruria!

A recente descoberta de uma tumba real em Górdio, capital da Frígia, com o bronze Lebet grande com valores, aplicados semelhantes aos sepulcros da Etrúria edição Palestrina oriental, oferece mais uma prova da grande difusão do dell'Urartu bronze ruas da Grécia e da Itália, mas não é evidência de uma relação direta entre Frígia e da Etrúria. Em contrapartida, as ligações do centro-oeste da Ásia Menor e Itália são sempre mais intensa e imediata no sexto século, devido às viagens iônica para o Ocidente e talvez até etrusca presença no Mar Egeu, culminando com a influência preponderante no Oriente grego arte arcaica da Etrúria. Mas este fenomeno é, obviamente, nada a ver com a questão das origens.

A identificação da civilização com a imigração oriental etrusca de acordo com fontes antigas é invalidado por razões elementares de caráter histórico e cronológico. O "início da civilização etrusca não oriental antes do final do século oitavo, ou seja, num momento em que os colonos gregos já estavam mais ou menos firmemente estabelecida nas costas da Sicília e sul da Itália. A história da imigração de Lydia Heródoto não pode ser arbitrária e distraído com seu sistema cronológico, que contém referências para o reino da Lídia, Ati, isto é, de acordo com a cronologia tradicional, logo após a Guerra de Tróia, entre o décimo terceiro e século XII aC O mesmo se aplica aos pelasgos migração. Um evento tão marcante na aurora dos tempos históricos - e em paralelo e em concorrência com a colonização grega - não terá escapado a outras fontes históricas e, especialmente, não teria sido transfigurado, como Heródoto, um episódio lendário em mais de meio milênio de idade.

Considere que, mesmo assim, uma fonte oficial como Ephorus historiador grego (em Estrabão, VI, 2, 2), falando sobre a fundação de Naxos, a colônia calcidese mais antigo da Sicília, no século VIII, diz que antes disso os gregos não se aventurou no mar ocidental por medo de Tirreni admite implicitamente que a presença eo poder dos etruscos antiga na Itália antes de a história da colonização grega. Só se você quiser dar o justo valor para os dados da tradição como um possível eco de uma realidade histórica distante necessidade de relocalização em seu contexto histórico próprio que é o da "idade heróica, isto é, em qualquer caso, trazê-los para os eventos correspondentes ao Bronze Final, que é o que dizer para o palco e postmicenee micênica final dos últimos séculos do segundo milénio antes de Cristo: ele acabaria por aceitar a abordagem crítica de Berard, o único metodologicamente aceitável. Mas mesmo admitindo que a origem das histórias clássicas de conter alguma reminiscência de admissões e contribuições sobre o Tirreno costa leste no final da Idade do Bronze, nós ainda podar as colorações mais ingênua e simplista demais claramente inspirado pelos padrões históricos da colonização e rejeitar a " idéia de transferências em massa de populações.

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